A+ | A-

Sociedade Brasileira de Aquicultura
e Biologia Aquática

Área Restrita
Formulário de acesso área restrita dos associados
esqueci minha senha
Fale Conosco
Fone: (48) 3209-3933 Atendimento de segunda a sexta, das 8 h às 12 h.
Caixa Postal 5002
Florianópolis - SC - Brasil
CEP 88040-970
sec.aquabio@gmail.com
  • CARTILHA AMAZONAS

Apresentação

 

Histórico

A criação da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática – AQUABIO, em 03 de outubro de 2002, foi motivada pela necessidade de uma entidade que representasse a comunidade acadêmica científica da área, inexistente até então.

A reunião inicial de criação da Sociedade contou com a presença de 61 pessoas, entre professores universitários, pesquisadores, extensionistas, técnicos e estudantes de pós-graduação, sendo coordenada pela Profa. Dra. Elisabeth Criscuolo Urbinati, no Centro de Aquicultura da UNESP (CAUNESP) em  Jaboticabal, SP. Na época, ficou deliberado que a sede da Sociedade seria em Jaboticabal, SP, que a mesma não teria fins lucrativos,Na reunião de fundação da Sociedade, foi eleita uma Diretoria “pro-tempore”, com mandato abreviado, vigente de três de outubro de 2002 a maio de 2003, sendo assim constituída: Presidente: Dra. Elisabeth Criscuolo Urbinati; Vice-presidente: Dr. Luís André Nassr de Sampaio; Secretario: Dr. Dalton José Carneiro; Secretário Executivo: Dr. José Eurico Possebon Cyrino; Tesoureiro: Dr. João Batista Kochenborger Fernandes. Após o mandato “pro-tempore” a AQUABIO já teve cinco mandatos, contando o atual, que encerrará em setembro de 2012. A Dra. Elisabeth C. Urbinati (CAUNESP, SP) e o Dr. João Donato Scorvo Filho (APTA, SP) já ocuparam a Presidência por dois mandatos, seguidos pelo Dr. Ronaldo Cavalli (UFRPE, PE), que ocupou um mandato e a Dra. Débora Machado Fracalossi, que ocupou dois mandatos.

O atual presidente da AQUABIO é o Dr. Carlos Magno Campos Rocha (Embrapa, TO). A Aquabio é responsável pela realização de dois eventos científicos, sendo que nos anos pares realiza-se o AQUACIÊNCIA – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática e, nos anos ímpares, o Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas. O Aquaciência teve as seguintes edições:

1ª edição 2004 - Vitória, ES

2ª edição 2006 - Bento Gonçalves, RS

3ª edição 2008 - Maringá, PR

4ª edição 2010 - Recife, PE

5ª edição 2012 - Palmas, TO

6ª edição 2014 – Foz do Iguaçu, PR

 

Nos anos ímpares, a AQUABIO é responsável pela realização do Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce. Este evento teve seu nome alterado para Congresso Brasileiro de Aquicultura de Espécies Nativas na Assembleia Ordinária da Sociedade realizada em Recife.

1ª edição 2007 - Dourados, MS

2ª edição 2009 - Cuiabá, MT

3ª edição 2011 - Lavras, MG

4ª edição 2013 - Belém, PA

5ª edição 2015 - Santa Maria, RS

 

Objetivos da AQUABIO

- promover o avanço e o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico da aquicultura, da biologia aquática e de ciências correlatas;
- fomentar a disseminação de informações científicas e técnicas sobre a aquicultura e biologia aquática por meio de publicação sistemática dos trabalhos realizados por seus membros;
- representar junto a quaisquer órgãos e entidades administrativas os interesses dos profissionais da aquicultura e biologia aquática em todos os segmentos das respectivas áreas do conhecimento e da agroindústria do pescado.

(48) 3209-3933 Atendimento de segunda a sexta, das 8 h às 12 h.
sec.aquabio@gmail.com

COPYRIGHT 2014 - Sociedade Brasileira de Aquicultura | Aquabio